Registro Profissional SRTE/DRT

Você sabe qual a importância do registro profissional junto à SRTE (ex-DRT)?

Assim como o médico faz o seu registro profissional no CREMERS para poder exercer a medicina, o advogado tem que ter o número de inscrição na OAB, e muitas outras categoriais necessitam de registros para atuarem profissionalmente, os Secretários e Secretárias também devem possuir um número de registro. Este número é o que demonstra para a sociedade que o Secretário está apto, legalmente, para exercer a profissão.

Além disto, a Lei que regulamenta a profissão também faz esta exigência: Leis 7377/85 e 9261/96: Art.6º: O exercício da profissão de Secretário requer prévio registro no Ministério do Trabalho e far-se-á mediante a apresentação de documento comprobatório de conclusão dos cursos previstos nos incisos I e II do Art.2º desta Lei e da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.

A profissão de Secretariado é regulamentada por Lei e seus profissionais devem estar registrados junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE (antiga Delegacia Regional do Trabalho - DRT). Contate-nos e orientaremos você sobre o seu registro.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com: 2240 Secretários Executivos e 2280 Técnicos em Secretariado, devidamente qualificados perante a Lei, possuindo, assim, o registro exigido para o exercício da profissão.

Como proceder

O SISERGS pode lhe auxiliar e dar entrada ao processo para você.

Como funciona:

Encaminhe o documento com seus dados para damos entrada no seu registro, após lhe enviamos o requerimento e o restante dos documentos necessários para a realização de seu registro os mesmos devem ser enviados ao SISERGS.

Como não temos Conselho o nosso registro e colocado em nossa Carteira Profissional (CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O SISERGS cobra uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais), que normalmente é paga na entrega dos documentos.

Clique aqui e faça o download do Requerimento para preencher

Prazo:

Leva em torno de uma semana.
Endereço para entrega dos documentos pelo SISERGS (pessoalmente, moto boy ou correio):

Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do Rio Grande do Sul
Rua Uruguai nº. 91 sala 206 - Centro - Porto Alegre/RS - 90010-903


Atendimento no SISERGS com hora marcada. Agende seu Horário.

Ou diretamente na SRTE de sua cidade.
Para obtenção do registro profissional direto, antes de ir à SRTE, dar entrada pelo site para pegar o requerimento e a relação de documentos solicite-o por meio deste endereço:

http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb

Veja os endereços da SRTE em sua cidade clicando aqui.

Prazo:
Leva em torno de 15 dias a um mês, caso for do interior.